Matosinhos, Porto e Gaia – Open House Porto 2016

“a arquitetura de portas abertas!”

O Porto, desde 2015, juntou-se à Open House Family, o que permitiu abrir as portas da arquitetura ao público, desde espaços clássicos a contemporâneos, dos mais conhecidos aos mais guardados. O Open House Porto é uma co-produção da Casa da Arquitetura e da Trienal de Arquitetura de Lisboa com a colaboração da Câmara Municipal do Porto como Parceiro Estratégico e dos Municípios de Matosinhos e Gaia como Parceiros do evento. A Matosinhos Habit vai participar pela 1ª vez, no OPEN HOUSE PORTO 2016. O Open House Porto 2016 propõe um itinerário nas 3 cidades do projeto, Matosinhos, Porto, Gaia e repartido em 3 níveis: -A visita a lugares privados de instituições reconhecidas; -A redescoberta de arquiteturas esquecidas pelo tempo; -A revisão do habitar, em particular, na visita a formas burguesas do princípio do século XX, mas também no quadro “social” das décadas da democracia. É a nível que a Matosinhos Habit se enquadra, com o Conjunto Habitacional da Seara, e a abertura ao público de uma habitação devoluta, do espaço comum e da zona envolvente com relevância para o jardim “soneto ecológico” localizado no terreno contíguo. Estes três níveis criarão um itinerário caracterizado pela redescoberta, recuperação e até invenção do património das cidades envolvidas. Nota: depois do Bairro da Bouça Porto de Álvaro Siza Vieira 2015, o Conjunto Habitacional da Seara foi escolhido, para a representação da arquitetura no quadro social.

MODO DE FUNCIONAMENTO

O público é convidado a criar o seu próprio itinerário, explorando a arquitetura e as cidades através de um novo olhar ("o de cada um"). Durante o fim-de-semana, de 18 e 19 de junho, de forma totalmente gratuita, o roteiro irá envolver espaços diversos na sua tipologia e época de construção. Este evento distingue-se pelos diferentes formatos de visita que apresenta e disponibiliza ao público: Visita Livre — visita ao espaço sem acompanhamento, dentro do horário estipulado; Visita Acompanhada — visita ao espaço orientada pela equipa de voluntários Open House Porto; Visita Comentada — visita ao espaço comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado. Nota: o Conjunto Habitacional da Seara terá os 3 formatos de visita, por conseguinte, visita livre, visita acompanhada voluntários e equipa MH no local e visita comentada esta será efetuada pela esposa do arquiteto João Álvaro Rocha (falecido muito recentemente tendo todo o Seu espólio sido doado à Casa da Arquitetura). Chamar a população para dentro dos edifícios e a partir daí tomar contacto com a arquitetura e com a própria cidade... É esse "o modo Open House", que vai durante dois dias invadir a cidade da famosa escola de arquitetura do Porto e dos Pritzkers Siza Vieira e Souto de Moura, estes têm vários projetos que fazem parte do programa.

Informação:

Conjunto Habitacional Seara

Visita Acompanhada – Sáb. 11h, 11h30, 12h, Dom. 11h, 16h, todas com a duração de 30min.

Visita Comentada – Sáb. 10h pela Arq. Conceição Melo Sáb. 13h e 14h pelo Arq. Alberto Vieira Sáb. 15h e 16h pelo Arq. Tiago Correia Dom. 10h pela Arq. Ana Costa

nota: informação complementar em:

www.openhouseporto.com

www.facebook.com/matosinhoshabitempresamunicipal


Facebook

Contactos

Rua Alfredo Cunha 99 1º 4450-023 Matosinhos

Telef. +351 229 399 990

Fax. +351 229 399 995

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

GPS: 41º11'03.94''N - 8º40'57.69''W7.69''W