Administração

Matosinhos Habit

Conselho de Administração

Luísa Salgueiro

Mensagem da Presidente do Conselho de Administração

luisasalgueiro

Ao longo das últimas décadas, o poder local procurou suprir as responsabilidades associadas ao direito constitucional à habitação. Matosinhos tem vindo a afirmar-se, durante este período, pela prioridade que tem oferecido a este domínio, mas também pela sua capacidade empreendedora. A título de exemplo, destaca-se o papel do município na construção de habitação social e do setor cooperativo na garantia de habitação para a classe média.

Se durante a última década as políticas de habitação pareciam já ter atingido níveis muito satisfatórios de cobertura e eficácia, os choques decorrentes da globalização, alteração da legislação e sucessivas crises provocaram constrangimentos sérios no rendimento das famílias e no mercado de habitação, o que restringiu o acesso à habitação, afetando sobretudo a classe média e os jovens. A execução da política de habitação volta, assim, a assumir uma centralidade muito forte no atual contexto.

À reabilitação dos conjuntos habitacionais, em curso ou a ser executada em breve, surgem novos desafios, nomeadamente o aprofundamento da política de reabilitação urbana que implique a preservação, valorização e salvaguarda do património e da identidade. O conjunto de incentivos aos proprietários para renovar as habitações, a criação de programas públicos de arrendamento e o equilíbrio na nova construção, reservando fogos para o mercado de arrendamento, permitirão resolver constrangimentos ao nível da fixação de população no concelho e continuar a atrair novos habitantes.

Tudo isto, sem esquecer uma política de gestão do parque habitacional municipal que ofereça garantias de justiça social e transparência, acompanhada de um serviço ao munícipe humanizado e de processos administrativos simplificados.

A presidente do Conselho de Administração,

Luísa Salgueiro


Tiago Maia

tiagomaia

Nota curricular do Administrador Executivo

Mestre em Gestão pela Católica Porto Business School. Licenciado e mestre em Educação Física e Desporto. Com um percurso dedicado ao ensino, à política e ao voluntariado, desempenhou diversos cargos nestes domínios. Foi deputado da Assembleia Municipal de Matosinhos, Chefe do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Matosinhos e, mais recentemente, Vereador do Desporto e Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos. A nível académico, tem-se dedicado ao estudo das Associações de Municípios de Fins Específicos.


Fernanda Rodrigues

fernandagomes

Nota curricular da Administradora Não Executiva

Licenciada e doutorada em Serviço Social e licenciada em Sociologia. Assistente Social no quadro da Segurança Social onde desempenhou diversos cargos no campo da Ação Social. Foi Vereadora e Diretora Municipal na Câmara Municipal do Porto nas áreas da Habitação, Educação, Desporto e Desenvolvimento Social. Coordenadora dos Planos Nacionais de Ação para a Inclusão (2006-2010). Consultora da Comissão Europeia para programas sociais. Docente convidada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e na Universidade Católica Portuguesa.

Contactos

Rua Alfredo Cunha 99 1º 4450-023 Matosinhos

Telef. +351 229 399 990

Fax. +351 229 399 995

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

GPS: 41º11'03.94''N - 8º40'57.69''W7.69''W